• Black Facebook Icon
  • Black YouTube Icon

A minha biografia

034a.JPG
Português
 

Com uma extensa actividade artística como maestro, violinista e pedagogo, Nikolay Lalov destaca-se pela sua larga experiência em todas as áreas onde actualmente actua.

Nascido em Sófia, na Bulgária, N. Lalov iniciou os seus estudos de violino com seis anos de idade. Terminou a Escola de Música Nacional “L. Pipkov” com medalha de ouro, atribuída pelos altíssimos resultados obtidos durante os estudos. Diplomou-se na Academia Nacional da Bulgária como violinista e, mais tarde, completou o curso de direcção da orquestra na mesma instituição.

Foi o mais jovem professor de violino a trabalhar na  prestigiada escola de música da Bulgária: Escola Nacional “L. Pipkov”.A sua capacidade de organização e o seu entusiasmo permitiram-lhe criar várias orquestras e conjuntos, na Bulgária e em Portugal, onde veio residir a partir de 1989, com 29 anos de idade.

A Orquestra dos Professores de Música (1987-88) em Sófia, Ensemble Concertino (1992), a Orquestra Juvenil da Cidade de Évora (1992) e, finalmente, a Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras (1996) são os produtos deste seu esforço em criar de estruturas culturais nos dois países.

N. Lalov é um verdadeiro “embaixador da música e da cultura”. Um lugar de destaque na sua actividade ocupa o intercâmbio entre várias culturas europeias.

N. Lalov tem gravado para a Rádio Nacional Búlgara e a Rádio Difusão Portuguesa. Tocou e dirigiu em vários países, tais como Bulgária, Rússia, Grécia, Inglaterra, Espanha, Itália, Bélgica, Holanda, Alemanha, República Checa, Mexico e USA

Dirigiu orquestras como Nova Filarmonia Portuguesa, Orquestra Regional do Algarve, Orquestra da Radio Nacional Búlgara, Orquestra da Academia Nacional B]ulgara, Orchestra Sinfónica di Roma, Orquestra Nacional de Hungria, Orquestra Nacional de Ucrânia, Orquestra Nacional de Brazil,  Orquestra Nacional de Monterrey ( Mexico), London Chamber Orquestra, New Mexico Symphony Orchestra (USA), Orquestra Nacional de  Salónica ( Grécia), ), Orquestra de Câmara de Florença, Orquestra Sinfónica de Grosseto,, Orquestra de Napoli, Euro Orchestra e Orquestra Nacional di Bari, Orquestra Sinfónica de Lecco ( Itália,) entre outros.

 Actualmente é Director Artístico e Maestro Titular da Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras. Lalov é autor, junto com a sua esposa, da primeira ópera infantil composta em Portugal, “Um Sonho Mágico”, Lalov e atento promotor de todos os jovens artistas no início da sua carreira artística é o principal responsável pela criação do Primeiro Conservatório de Música de Cascais em 2008.

 N. Lalov recebeu o apreço de várias entidades nacionais dos dois países, tendo sido agraciado com a Medalha de Mérito Cultural (Oeiras 2003),o Diploma do Ministério de Negócios Estrangeiros da Bulgária (2003). Em 2004, foi-lhe atribuído o titulo Académico Correspondente da Academia de Música de Valência (Espanha). Em 2009 foi considerado “Profissional do Ano” pelo Rotary Club Cascais-Portugal.

Em 2012 a Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras criada pelo Lalov foi distinguida com a Medalha de Mérito Cultural do Município de Cascais.