top of page
  • Black Facebook Icon

A minha biografia

034a.JPG
Português
 

Com uma extensa actividade artística como maestro, violinista e pedagogo, Nikolay Lalov destaca-se pela sua larga experiência em todas as áreas onde actualmente actua.

Nascido em Sófia, na Bulgária, N. Lalov iniciou os seus estudos de violino com seis anos de idade. Terminou a Escola de Música Nacional “L. Pipkov” com medalha de ouro, atribuída pelos altíssimos resultados obtidos durante os estudos. Diplomou-se na Academia Nacional da Bulgária como violinista e, mais tarde, completou o curso de direcção da orquestra na mesma instituição.

scroll 2.jpg
  • Black YouTube Icon

Foi o mais jovem professor de violino a trabalhar na  prestigiada escola de música da Bulgária: Escola Nacional “L. Pipkov”.

A sua capacidade de organização e o seu entusiasmo permitiram-lhe criar várias orquestras e conjuntos, na Bulgária e em Portugal, onde veio residir a partir de 1989, com 29 anos de idade. A Orquestra dos Professores de Música (1987-88) em Sófia, Ensemble Concertino (1992), a Orquestra Juvenil da Cidade de Évora (1992) e, finalmente, a Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras (1996) são os produtos deste seu esforço em criar de estruturas culturais nos dois países.

N. Lalov é um verdadeiro “embaixador da música e da cultura”. Um lugar de destaque na sua actividade ocupa o intercâmbio entre várias culturas europeias.

N. Lalov tem gravado para a Rádio Nacional Búlgara e a Rádio Difusão Portuguesa. Tocou e dirigiu em vários países, tais como Bulgária, Rússia, Grécia, Inglaterra, Espanha, Itália, Bélgica, Holanda, Alemanha, República Checa, Mexico e USA

Dirigiu orquestras como Nova Filarmonia Portuguesa, Orquestra Regional do Algarve, Orquestra Nacional Búlgara, Orchestra Sinfónica di Roma, Orquestra Nacional de Hungria, Orquestra Nacional de Ucrânia, Orquestra Nacional de Brazil,  Orquestra Nacional de Monterrey ( Mexico), London Chamber Orquestra, New Mexico Symphony Orchestra (USA), Orquestra Nacional de  Salónica ( Grécia), ), Orquestra de Câmara de Florença, Wuhan Philharmony Orchestra (China), Voivodina Symphony Orchestra (Serbia), Opole Symphony Orchestra (Poland),Volgtland Symphony Orchestra (Germany), National Orchestra of Romania,The London Chamber Orchestra, the New Mexico Symphony Orchestra (USA), the Ensemble of Contemporary Music (Germany), the Chamber Orchestra of Florence, Orquestra Nacional di Bari, Orquestra Sinfónica de Lecco ( Itália,) entre outros.

 

Actualmente é Director Artístico e Maestro Titular da Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras. Lalov é autor, junto com a sua esposa, da primeira ópera infantil composta em Portugal, “Um Sonho Mágico”, Lalov e atento promotor de todos os jovens artistas no início da sua carreira artística é o principal responsável pela criação do Primeiro Conservatório de Música de Cascais em 2008.

 N. Lalov recebeu o apreço de várias entidades nacionais dos dois países, tendo sido agraciado com a Medalha de Mérito Cultural (Oeiras 2003),o Diploma do Ministério de Negócios Estrangeiros da Bulgária (2003). Em 2004, foi-lhe atribuído o título Académico Correspondente da Academia de Música de Valência (Espanha). Em 2009 foi considerado “Profissional do Ano” pelo Rotary Club Cascais-Portugal.

Em 2012 a Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras criada pelo Lalov foi distinguida com a Medalha de Mérito Cultural do Município de Cascais.

Desde 2014, Mo N.Lalov é Diretor Artístico da Orquestra Sinfónica de Cascais. No mesmo ano recebeu “ A Batuta de Prata” pela CM de Cascais, como reconhecimento para o seu contributo na arte e a cultura e foi-lhe atribuído o título de Membro Honorário do Rotary Club de Oeiras.

 

bottom of page